sábado, 21 de janeiro de 2012

Ciclo de Vida das Mídias Sociais

Quem estudou Marketing na faculdade sabe que produtos e serviços passam por fases durante as suas “vidas” no mercado. Certamente você conhece algumas empresas antes poderosas que desapareceram sem deixar vestígios.

Depois de observar o grande desejo das pessoas em conseguir o tão sonhado convite para o Google+, resolvi adaptar esse conceito do Marketing e apontar, baseado apenas na minha experiência, em quais fases as principais mídias sociais estão vivendo atualmente no mercado brasileiro:



Introdução: momento que o produto é lançado no mercado. Quando se trata de produto físico, as vendas crescem lentamente. No mercado de mídias sociais, o Google Plus está nesta posição subvertendo a regra desta fase: ela já nasceu grande ao obter uma demanda insana em apenas dois dias de vida. Com o apoio logístico gigantesco do Google, tem tudo para se firmar. Mas também pode se juntar aos finados Wave e Buzz que conheceu o Declínio em pouco tempo.

Crescimento: o próprio Google + já está bem perto de entrar neste estágio. É quando o produto/serviço já é conhecido e gera lucros e vendas para a empresa, mas quem está desfrutando esse momento é o Facebook. A rede de Mark Zuckerberg não para de aumentar sua base de usuários e chegando a ter valor especulado em 50 bilhões de dólares.

Maturidade: o Twitter experimentou um aumento absurdo entre 2009 e 2010, gerando muita receita para a marca através de publicidade. Mas este ano o microblog parece que estabilizou o aumento de usuários, mas continua sendo uma das meninas-dos-olhos de muitas campanhas em mídias sociais além de não apresentar sintomas de desgaste ou insatisfação entre os tuiteiros.

Declínio: há boatos que o Orkut está na pior. Mas a rede social mais antiga do Google ainda possui mais de 30 milhões cadastradas no serviço (se isso é estar na pior…) e há pouco mais de 7 anos reina no Brasil. Como você pode ver no link deste tópico, grandes marcas ainda têm consciência da importância que o Orkut possui junto aos brasileiros. Mesmo assim, deixarei ele aqui por observar em outras mídias sociais número considerável de amigos e pessoas influentes declarando que cometeram “orkuticídio” e estão se sentindo bem com esta decisão.

Quero saber sua opinião caro leitor, amada leitora: você concorda com a classificação deste que vos escreve ou acrescentaria algo? Contribua com seu comentário.


Fonte: Caio Costa (blogcitario.blog.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um blogueiro feliz! Comente, participe, compartilhe, multiplique o conhecimento! Aqui vale dedo no olho, chute no saco, rasteira e jogar areia na cara... Só não vale esconder seu nome ou xingar a mãe do juiz. Comentários anônimos não serão aceitos.
Algumas postagens são republicações, não nos responsabilizamos por informações de terceiros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...