quinta-feira, 29 de março de 2012

8 Coisas que todo Analista de Mídias Sociais deveria saber


Hoje há um mundo sem fim de pessoas que se dizem “especialistas em redes sociais” e não é raro desconfiarmos dessas pessoas. Por outro lado, muita gente ainda pensa que o trabalho com mídias sociais é apenas a transição da mídia tradicional (rádio, TV e afins) para  a Internet. A transição acontece, mas não é uma simples questão de se copiar o conteúdo offline e publicá-lo online.



A Internet é uma via de mão dupla (na verdade, múltiplas mãos) e dominar esse poder requer conhecimento nessas mídias e de como trabalhar com elas. Aí é que entra a experiência em redes sociais e na arte de anunciar através desses meios. Há demanda para esse tipo de profissional e alguns realmente se sobressaem, entretanto, ainda estamos no início desse fenômeno de transição e muitos desses “especialistas” têm apenas um ou dois meses a mais de contato com isso tudo do que qualquer outra pessoa.

A lista que segue abaixo mostra exatamente o que um profissional desta área deve apresentar. Tudo o que eu apresento aqui está disponível gratuitamente na Internet, mas os detalhes específicos para cada caso e a forma correta de utilizar as várias nuances das ferramentas é que vão fazer valer o trabalho desses profissionais.


1. Conhecer as ferramentas disponíveis para mídias sociais

O mundo online vai muito além de Twitter, Facebook, Orkut e YouTube. Outras plataformas existem e podem oferecer vantagens  e atingir clientes com grande eficiência. É claro que não se pode esperar que mesmo o especialista conheça todas as plataformas existentes – até porque há aquelas que não têm relevância e são duvidosas em termos de segurança e credibilidade – mas ele deve ser capaz de avaliar um determinado site de acordo com o potencial de ganho para o cliente.
Alguns especialistas podem indicar apenas sites com o maior tráfego ou a maior atenção. Isso deixa claro que eles são marketeiros e não necessariamente otimizadores em mídias sociais.

2. Saber como usar essas ferramentas eficientemente

Quantas pessoas você já viu no Twitter oferecendo seus serviços nesse campo e mostrando seus ebooks onde usam a mesma solução para todos os problemas encontrados? Muita gente acha que a mesma solução vale para tudo. No meio online, o pragmatismo ainda deve existir. Nem sempre o que funciona para um, funciona para todos. Cada site tem um tipo diferente de visitante, interações, cultura e regras de comportamento. Desconhecer essas peculiaridades vai, no mínimo, fazer com que se deixe de aproveitar características únicas de cada plataforma. Na Internet você está envolvido em várias coisas, não em uma grande que deriva em várias menores. Resumindo, não existe uma solução de tamanho único.

3. Saber avaliar se um site tem valor de marketing

Algumas plataformas e sites dão mais retorno que outros. Esse efeito pode ser multiplicado de acordo com o tipo de interação social que é utilizado. Para ter valor, essas características devem ser utilizadas por uma boa parcela dos usuários. Simplesmente disponibilizar determinadas ferramentas não quer dizer que elas serão (bem) usadas, e se isto não estiver acontecendo, é papel do especialista em mídias sociais desenvolver este uso. É o caso das redes sociais internas, que precisam de um grande esforço por parte desses profissionais para que se consiga o engajamento.

4. Saber medir e usar as tendências de uma rede

Vários “especialistas” oferecem 10 mil novos seguidores por dia no Twitter, mas um bom analista vai selecionar o melhor público para o negócio, vai saber usar a estatística para  melhor ilustrar seus argumentos, vai estudar SNA (Social Network Analisys – Análise de redes sociais) e dizer que ter poucos seguidores com sub-redes fortes é mais eficiente que milhares de seguidores que são capazes de multiplicar o alcance das suas mensagens e vai saber medir o retorno do seu investimento.

5. Conhecer métodos para maximizar os esforços

Algumas estratégias podem cruzar várias redes por serem genéricas e com poucas restrições. O estrategista deve saber que redes são essas e como utilizá-las e, da mesma forma, deve saber por que outros métodos não funcionarão. Usar o Ping.fm, por exemplo, permite publicar conteúdo em cerca de 50 redes, o que nem sempre é interessante, visto que muitas delas podem não ser as mais adequadas ao seu negócio.

6. Conhecer as diferentes “culturas” na Internet

Anunciar no Twitter é perigoso pois a maioria das pessoas realmente ativas abomina ações muito explícitas. No Orkut, é necessário nivelar a comunicação por baixo dependendo da comunidade e o tipo de pessoa para quem você anuncia. O especialista tem que entender esses detalhes a fundo e saber como agir em cada esfera.

7. Objetivos muito dispersos = mais trabalho

Abrir muito o leque de possíveis objetivos pode ser vantajoso, mas também representa muito mais trabalho para o especialista. Para quem contrata, significa maior custo. Por causa disso, o analista deve saber determinar qual o melhor custo-benefício para o cliente.

8. Ter conhecimento técnico

O analista completo deve ter bom gosto graficamente falando (saber desenhar é uma vantagem), conhecer publicidade e saber codificar (HTML, PHP, etc.). Além disso, precisa saber localizar e usar talentos nas áreas que não domina.

No fim, trabalhar com otimização em mídias sociais é um trabalho como qualquer outro. Os bons profissionais o fazem para poupar tempo e dinheiro do cliente que quer fazer tudo isso por conta própria. Mas é preciso ter cuidado: o mercado está cheio de profissionais duvidosos com pouca ou nenhuma técnica e promessas inatingíveis, que acabam por gerar gastos desnecessários ao cliente.


Fonte: Blog Mídias Digitais

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