quarta-feira, 28 de março de 2012

8 serviços para medir sua influência nas redes sociais


Quer ser um mestre na arte de fazer amigos e influenciar pessoas nas redes sociais? Estas oito ferramentas não vão transformá-lo num Justin Bieber, com seus 19 milhões de seguidores no Twitter. Mas elas permitem avaliar como você está se saindo, além de fornecer dados para que amplie sua influência.
São muito úteis para profissionais que buscam se destacar e para empresas interessadas em divulgar marcas e produtos. Os oito serviços que apresentamos são gratuitos. Mas a maioria exige que você se registre e autorize o uso dos seus dados pessoais presentes no Facebook, no Twitter e em outras redes.




Klout é o medidor mais completo - Redes analisadas: Twitter, Facebook, LInkedIn, Fousquare, Google+

O Klout é um dos mais completos e bem elaborados medidores de influência em redes sociais, e também um dos mais conhecidos. Ele leva em conta mais de 30 variáveis para calcular o índice de influência.
São coisas como o número de pessoas que curtiram as publicações do usuário no Facebook e a quantidade de retuítes que seus posts tiveram no Twitter.
O site diz que faz esse cálculo para mais de 100 milhões de pessoas. De fato, basta que alguém tenha uma conta ativa no Twitter para que apareça no Klout. É possível consultar dados de outras pessoas e fazer comparações.
O site ainda classifica os usuários em 16 categorias como Observador, Socializador ou Celebridade.


PeerIndex traça o mapa da influência - Redes analisadas: Twitter, Facebook, LinkedIn, Quora, blogs

O PeerIndex avalia a atividade do usuário em várias redes e calcula um índice que mede seu patrimônio social. Ele também mostra quem influencia a pessoa e quem é influenciado por ela. Determina, ainda, os tópicos em que o usuário é influente. Esses tópicos são agrupados em oito áreas.
É possível visualizar um gráfico mostrando a distribuição da influência pelas áreas. Como o Klout, o PeerIndex tem um serviço que permite, às empresas, oferecer brindes e promoções a pessoas consideradas influentes. Mas, em geral, as ofertas publicadas não são válidas no Brasil.


GetAboutMe decifra o Facebook - Rede analisada: Facebook

O GetAboutMe avalia a atividade do usuário no Facebook e a maneira como o conteúdo publicado por ele reverbera na rede social. Depois, determina sua avaliação social. Uma avaliação F indica que ninguém liga para o que a pessoa escreve. Um A significa que ela é uma superestrela do Facebook.
Se os posts do usuário são curtidos por muita gente e recebem muitos comentários, a avaliação sobe. Senão, ela desce. Há, também, estatísticas como quem mais curtiu as atualizações, quantos posts não tiveram comentários e os horários e dias em que o usuário esteve mais ativo no Facebook.
Os resultados são apresentados na forma de um infográfico. Outros dois infográficos com informações adicionais poder ser obtidos curtindo o GetAboutMe no Facebook. Mas o usuário só pode avaliar sua própria conta. Não é possível ver como outras pessoas se saem.


Kred separa influência de generosidade - Rede analisada: Twitter

O Kred determina dois índices: influência e alcance. A influência, medida numa escala de 0 a 1.000, expressa a habilidade de inspirar outras pessoas a agir. Esse índice cresce quando os tuítes da pessoa geram retuítes ou respostas.
Já o alcance é uma espécie de avaliação da generosidade do usuário no Twitter. Esse número, que vai de 0 a 12, aumenta quando a pessoa interage com outros ou faz retuítes. É comum celebridades terem influência elevada e alcance baixo. O Kred ainda tem alguns recursos adicionais, como uma lista de atividades recentes do usuário e a possibilidade de ver em quais temas ele é influente.


Twitalyzer agrega os índices - Rede analisada: Twitter

Além de calcular seu próprio índice de influência no Twitter, o Twitalyzer agrega dados dos serviços Klout e PeerIndex. Ele informa índices parciais relativos a aspectos como impacto, generosidade, influência e engajamento, além de dados como o número de retuítes da pessoa.
O acesso básico é gratuito, mas há funções adicionais pagas (desde 4,99 dólares por mês), como a visualização dos indicadores ao longo do tempo e a exportação dos dados para análise.


TweetLevel dá dicas para ser influente - Rede analisada: Twitter

O TweetLevel, criado pela empresa de relações públicas Edelman, usa 40 diferentes parâmetros para avaliar a influência de uma pessoa no Twitter. Junto com o resultado, vêm explicações (em inglês) sobre como o usuário se sai em quatro aspectos diferentes e sugestões para aumentar a influência.
O TweetLevel também permite pesquisar assuntos. Nesse caso, o site mostra um gráfico com a variação das citações daquele tema ao longo do tempo, uma lista de quem é influente nele ou outros dados.


TweetGrader é a régua do Twitter - Rede analisada: Twitter

O TweetGrader compara a atividade de uma conta no Twitter com dados estatísticos da rede social para situá-la numa escala de influência de 0 a 100. Fornece também dados como a posição do usuário no ranking do Twitter.
Um recurso interessante é o que informa quem são os tuiteiros mais influentes numa determinada cidade. Pode ser útil para uma empresa interessada em divulgar produtos ou serviços numa região específica, por exemplo. O site não requer inscrição para ser usado.


Twitter Counter soma seguidores - Rede analisada: Twitter

O Twitter Counter não mede propriamente a influência. Em vez disso, ele apresenta estatísticas como o número de tuítes e o de seguidores.
Gráficos mostram a variação desses dados ao longo do um período de até três meses (até seis meses se você mandar um tuíte divulgando o site). Itens adicionais, como o número de menções e retuítes, podem ser obtidos na versão paga do serviço (desde 15 dólares por mês).


Fonte: Info Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um blogueiro feliz! Comente, participe, compartilhe, multiplique o conhecimento! Aqui vale dedo no olho, chute no saco, rasteira e jogar areia na cara... Só não vale esconder seu nome ou xingar a mãe do juiz. Comentários anônimos não serão aceitos.
Algumas postagens são republicações, não nos responsabilizamos por informações de terceiros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...