sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Evite a confusão! Planeje o conteúdo a ser postado


Você já se perguntou por que tantas marcas têm estratégias tão peculiares – para não dizer loucas, ou até mesmo ridículas – nas postagens do Facebook? Estou falando daquelas postagens insanas que muitas vezes nos faz pensar se a página foi hackeada. Isso acontece porque muitas vezes o público-alvo não é analisado corretamente. Ou porque houve um erro de estratégia (ou a ausência de estratégia).



Para as marcas, o processo de desenvolvimento de conteúdo deve ser contínuo e as postagens nos canais sociais precisam ser responsáveis. Para combater uma presença inconsistente você precisará de um processo bem definido. Como os canais sociais de uma marca estão tornando-se cada vez mais complexos, agora deve existir um processo semelhante ao editorial.

Jordan Berg, do iMedia, desenvolveu um processo de quatro etapas através do que ele chama de “Processo editorial social”, que pode ser realizado iterativamente ao longo do tempo para produzir mensagens relevantes. As mensagens são tipicamente desenvolvidas em vários lotes ao longo do ano.



Passo 1: Defina uma visão editorial anual

Esta etapa estabelece os temas globais e o foco de conteúdo para o curso do ano. Este ponto de vista de nível superior utiliza fases temáticas, tais como a sazonalidade, os negócios, e a ênfase. Esta visão também estabelece a frequência de postagem e rotações de conteúdo social para as diferentes partes do programa social, para garantir uma experiência sempre fresca e envolvente.


Passo 2: Defina temas e tópicos de semanas e dias

Agora que temos o foco em tópicos anuais, é hora de ir mais fundo com a estratégia editorial e esboçar temas específicos que deverão ser explorados em uma base semanal e diária. Isso ajudará você a visualizar o plano de postagem sem se perder. Este ponto de vista semanal ajuda o editor para ver como temas de tópicos, eventos no calendário, e os laços sazonais que produzem um ritmo eficaz de conversação. O editor pode alavancar categorias, tópicos e temas para posts de um “documento de orientação editorial”.


Passo 3: Desenvolvendo os posts

Agora que temos os tópicos para nos guiar semanalmente e diariamente, é hora de debater ideias específicas para escrever. O escritor pode consultar as diretrizes editoriais para orientação sobre o tom de voz, estilo conversacional, e políticas sociais. Alguns posts podem exigir o desenvolvimento de outras atividades, tais como gráficos e vídeos.


Passo4: Aprovações e agendamento

Uma vez que as mensagens são escritas, elas podem ser encaminhadas para aprovação. O marketing e a marca estão tipicamente envolvidos em alguma capacidade, como revisores e aprovadores finais. O processo de aprovação deve ser iterativo, permitindo ciclos de feedback e revisão.


Com informações: Web Diálogos | Blog Mídia Sociais

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